PESQUISADORES E INSTITUIÇÕES

A Rede Genômica Fiocruz reúne especialistas de todas as unidades da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) no Brasil e de institutos parceiros que se empenham diariamente em gerar dados mais robustos sobre o comportamento do SARS-CoV-2 por meio da decodificação do genoma viral. Assim, é possível acompanhar as linhagens e mutações genéticas do novo coronavírus e contribuir para um melhor preparo do país no enfrentamento da pandemia em termos de diagnóstico mais precisos e vacinas eficazes.

O grupo, que inclui o Laboratório de Referência Nacional em vírus respiratórios junto ao Ministério da Saúde e de referência para a Organização Mundial da Saúde em Covid-19 nas Américas, participa da iniciativa internacional de acesso aberto a informações sobre genomas de vírus influenza e coronavírus, o GISAID, sendo um dos grupos curadores da iniciativa na América do Sul.

A Rede fornece capacitação e suporte técnico em sequenciamento e geração de dados para técnicos e especialistas de instituições de todo o país e da América do Sul a partir de cooperação com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).