25/04/2023 – Estudo mostra diferenças nos impactos da circulação das variantes do Sars-CoV-2 no AM

Reportagem publicada na Agência Fiocruz de Notícias aborda a publicação de um dos artigos da Rede Genômica Fiocruz, que avalia as diferentes dinâmicas das variantes Delta e Ômicron no estado do Amazonas, também resumido na seção de publicações do nosso site.

10/04/2023 – Delegação americana visita projetos da Fiocruz financiados pelos Estados Unidos

Texto da Agência Fiocruz de Notícias cobre a visita de delegação de congressistas estadunidenses à sede da Fiocruz no Rio de Janeiro, com destaque a projetos e iniciativas da Fundação que receberam apoio do Centro para Controle de Doenças (CDC), incluindo a Rede Genômica Fiocruz.

30/03/2023 – Fiocruz Amazônia contribui com metade dos genomas do vírus da Covid-19 sequenciados no Norte

Matéria jornalística aborda o cenário da vigilância genômica do SARS-CoV-2 na região Norte do Brasil, e o destaque que o Instituto Leônidas e Maria Deane (Fiocruz/AM) tem na produção de sequências genômicas completas na região. Confira na Agência Fiocruz de Notícias!

24/03/2023 – Fiocruz Ceará sedia 1º Simpósio da Rede Genômica da Fiocruz

Reportagem da Agência Fiocruz de Notícias traz destaques do 1º Simpósio da Rede Genômica Fiocruz, realizado na sede da Fiocruz Ceará, em Eusébio/CE. Leia mais detalhes no site.

07/03/2023 – Capacitação gera mais de 3 mil genomas do Sars-CoV-2

Texto dá destaque às capacitações realizadas pela Fiocruz em parceria com os Laboratórios Centrais de Vigilância de diversos estados brasileiros, e os resultados destas capacitações para a vigilância em âmbito nacional.

06/03/2023 – Fiocruz apoia implementação da vigilância genômica do Sars-CoV-2 no Haiti

Texto aborda como a Fiocruz está participando de cooperação internacional para fortalecimento da estrutura de vigilância genômica no Haiti, tornando-se parceira do país caribenho no enfrentamento à pandemia de COVID-19. Confira na Agência Fiocruz de Notícias!

13/02/2023 – Site da Rede Genômica implementa recurso de acessibilidade

Texto publicado na Agência Fiocruz de Notícias destaca a implementação do recurso de audiodescrição de imagens no Site da Rede Genômica Fiocruz, que promove maior acessibilidade por pessoas com deficiência visual.

13/01/2023 – Covid-19: Especialistas explicam até quando surgirão variantes

Publicação jornalística compila entrevistas com duas pesquisadoras da Rede Genômica Fiocruz, trazendo informações sobre o surgimento de variantes do novo coronavírus. Texto completo na Agência Fiocruz de Notícias!

13/01/2023 –  Rede Genômica alerta para aumento de linhagens XBB do Sars-CoV-2 

Texto jornalístico produzido pela Agência Fiocruz de Notícias dá destaque aos achados recentes da Rede Genômica Fiocruz, que apontam para um provável aumento na frequência de sublinhagens Ômicron XBB, e para a importância de manter uma vigilância genômica forte. Confira!

14/11/2022 –  Rede Genômica Fiocruz identifica surgimento de nova variante da Ômicron

Reportagem da Agência Fiocruz de Notícias detalha a caracterização de amostras do SARS-CoV-2 classificadas por pesquisadores da Rede Genômica Fiocruz como uma nova subvariante da Ômicron, denominada BE.9.

09/11/2022 – Virologista da Fiocruz Amazônia destaca que aumento de casos de COVID-19 no Amazonas está associado à circulação da subvariante BA.5.3.1
Matéria jornalística produzida pelo Instituto Leônidas e Maria Deane traz entrevista com pesquisador da Fiocruz/AM a respeito da importância relativa de linhagens Ômicron no estado do Amazonas, destacando a maior presença da BA.5.3.1 em comparação à BQ.1.

18/08/2022 – Fiocruz Amazônia faz primeiros sequenciamentos de genoma do vírus causador da Monkeypox na região norte
Reportagem do Instituto Leônidas e Maria Deane (Fiocruz Amazônia) trata do trabalho de uma das equipes de pesquisa da Fiocruz/AM, vinculada à Rede Genômica Fiocruz, que sequenciou e estudou genomas do vírus da Monkeypox provenientes da região Norte do Brasil.

01/08/2022Comitiva japonesa visita Fiocruz e estabelece termos para cooperação 

Cobertura da Agência Fiocruz de Notícias sobre a visita da Comitiva da Agência de Cooperação Internacional do Japão destaca a importância desta colaboração para fortalecer as ações de monitoramento da Rede Genômica Fiocruz.

07/07/2022Rede Genômica Fiocruz Atinge Marca de 50 mil genomas depositados 

Reportagem da Agência Fiocruz de Notícias comenta o marco de 50 mil genomas do SARS-CoV-2 depositados pelos laboratórios que compõem a Rede Genômica Fiocruz, apresentado na edição mais recente do Relatório Quinzenal de Atualização. Leia na íntegra!

29/06/2022 –  Fiocruz conclui sequenciamento genético de vírus monkeypox detectado no Rio de Janeiro

Reportagem conta a história do primeiro sequenciamento de uma amostra do vírus monkeypox, responsável pelo surto atual de uma nova apresentação de varíola. A caracterização do genoma foi realizada pelo Laboratório de Viroses Respiratórias e Sistêmicas do Instituto Oswaldo Cruz, um dos grupos de pesquisa que compõem a Rede Genômica Fiocruz. Confira.

24/06/2022 – Rede Genômica aponta substituição da linhagem de Sars-CoV-2 dominante no país

Matéria da Agência Fiocruz de Notícias apresenta os destaque do mais novo relatório da Rede Genômica Fiocruz, apresentado ao Ministério da Saúde em 23/06. Os dados da vigilância promovida pela Rede Genômica e instituições parceiras apontam para uma substituição da linhagem BA.1 da variante ômicron pela linhagem BA.2 (pertencente à mesma variante). O relatório traz também informações sobre outras linhagens circulando no Brasil, linhagens recombinantes (fruto da combinação de trechos do genoma de duas ou mais linhagens do SARS-CoV-2) e eventos notáveis como infecções de pessoas vacinadas e reinfecções pelo novo coronavírus. Confira o texto completo!

13/06/2022 – Sars-CoV-2: Rede detecta linhagens com potencial de maior transmissibilidade

Reportagem jornalistica traz destaque da edição de 12/06 do Relatório da Rede Genômica Fiocruz, com destaques a respeito das variantes em circulação no país e algumas de suas linhagens com potencial de se transmitir mais rápido na população. A reportagem discorre ainda sobre a escala de atuação da Rede Genômica e instituições parceiras, com o marco de mais de 43 mil genomas sequenciados e compartilhados com a comunidade científica internacional. Confira a matéria completa!

02/06/2022 – Covid-19: Fiocruz auxilia em detecção de cepa recombinante XQ no RS

Matéria jornalística da Agência Fiocruz de Notícias aborda a ação de sequenciamento realizada pela parceria entre a Fiocruz, o Centro Estadual de Vigilância em Saúde da Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul, o o Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (Lacen-RS), a Universidade Feevale e a Unadig-RJ. Este consórcio caracterizou 25 casos, em amostras do RS, da recombinante XQ (posteriormente renomeada XAG), fruto de uma combinação entre o genoma das sublinhagens BA.1 e BA.2. Confira!

27/05/2022 – Rede Genômica atualiza vigilância de linhagens e variantes do Sars-CoV-2

Reportagem produzida pela Agência Fiocruz de Notícias destaca mais uma edição do Relatório Quinzenal da Rede Genômica Fiocruz, com atualização a respeito de novas linhagens da Variante Ômicron que chegam ao Brasil, como a BA.4 e a BA.5, que vêm substituindo outras linhagens em outros países. Confira a atualização!

13/05/2022 – Rede Genômica Fiocruz: vigilância ao Sars-CoV-2 deve permanecer homogênea

Texto jornalístico da Agência Fiocruz de Notícias apresenta à população o mais recente Relatório da Rede Genômica, que reforça a importância de uma vigilância genômica homogênea para o monitoramento do novo coronavírus. Leia na AFN!

08/04/2022 – Covid-19: Rede Genômica aponta aumento da linhagem BA.2 

Reportagem aborda o mais recente Relatório da Rede Genômica Fiocruz, no qual os pesquisadores da Rede discutem o aparente aumento de frequência da linhagem BA.2 (uma das linhagens da Variante Ômicron) em amostras sequenciadas no Brasil. Confira o texto na íntegra!

08/04/2022 – Covid-19: Pesquisa avalia resposta gerada por vacinas ao longo de um ano 

 Artigo jornalístico aborda publicação recente de estudo — com colaboração de pesquisadores da Rede Genômica Fiocruz — avaliando a influência da terceira dose (ou dose de reforço) na resposta de anticorpos contra o vírus SARS-CoV-2. Leia a matéria completa.

25/03/2022 – Rede da Fiocruz propõe fluxo que aperfeiçoa vigilância genômica

 Reportagem jornalística apresenta a edição mais recente do Relatório da Rede Genômica Fiocruz, que detalha um novo fluxo de trabalho proposto para uma investigação aprofundada e criteriosa de casos suspeitos de codetecção — ou seja, quando os resultados do sequenciamento apontam para a ocorrência simultânea de dois ou mais perfis genéticos do SARS-CoV-2. Confira na Agência Fiocruz de Notícias

11/03/2022 – Ômicron representa quase 100% dos genomas sequenciados pela Fiocruz  

Reportagem jornalistica traz destaque da edição mais recente do Relatório da Rede Genômica Fiocruz, com destaque para a alta prevalência da Variante de Preocupação (VOC) Ômicron nas amostras processadas e sequenciadas pela rede. Para o período de 11 de Fevereiro até 03 de Março de 2022, a VOC correspondeu a 99,7% destas amostras. Confira a reportagem completa!

05/02/2022 – Fiocruz detecta casos da linhagem BA.2 da variante Ômicron no RJ e em SC 

Reportagem aborda a detecção da linhagem da VOC Ômicron denominada BA.2 nos estados do RJ e SC, fruto da pesquisa e vigilância genômica realizadas pelo Laboratório de Viroses Respiratórias e Sarampo, do Instituto Oswaldo Cruz, que compõe a Rede Genômica Fiocruz.

04/02/2022 – Variante Ômicron representa mais de 95% dos genomas sequenciados no país

Matéria jornalística aborda o relatório referente ao mês de janeiro emitido pela Rede Genômica Fiocruz, apresentando destaques do documento, como a descoberta de que 95,9% das amostras sequenciadas do país eram classificadas como pertencentes à Variante Ômicron — embora estes dados não sejam derivadas de uma amostragem representativa, ou seja, não necessariamente reflitam a realidade.

17/01/2022 – Covid-19: variante Ômicron é identificada em Rondônia 

Reportagem aborda a identificação da VOC Ômicron em amostras de Sars-Cov-2 do estado de Rondônia, fruto de colaboração entre o LACEN/RO e a Fiocruz Rondônia, em 53 amostras provenientes de 11 cidades do estado. A reportagem conta ainda com citações da pesquisadora que coordena a equipe de Vigilância Genômica da Fiocruz/RO, a Dra. Deusilene Vieira;

08/12/2021 – Virologista da Fiocruz integra grupo da OMS que estuda a evolução do coronavírus

 Reportagem detalha a participação da pesquisadora da Rede Genômica Fiocruz e coordenadora do Laboratório de Viroses Respiratórias e Sarampo — grupo de referência na América Latina — a Dra. Marilda Agudo Mendonça Teixeira de Siqueira em grupo de especialistas da OMS para o estudo do novo coronavírus. O texto conta ainda com trechos de entrevista com a pesquisadora.

25/11/2021 – Estudo identifica prevalência da variante Delta em Rondônia

Em mais uma atualização sobre a vigilância genômica do Sars-Cov-2 no estado de Rondônia, reportagem jornalística apresenta os achados mais recentes da Fiocruz Rondônia, em parceria com o Instituto Leônidas e Maria Deane (Fiocruz/AM) e o LACEN/RO. Os dados apontam para uma dominância da VOC Delta (51,61%) e alta prevalência da VOC Gama (48,38%) em 310 amostras sequenciadas e analisadas.

27/09/2021 – Fiocruz Rondônia monitora evolução da variante Delta no estado 

Matéria Jornalística aborda o avanço da VOC Delta no estado de Rondônia, bem como dos esforços de Vigilância Genômica no estado. A parceria entre LACEN/RO, a Fiocruz Rondônia e o Instituto Leônidas e Maria Deane (Fiocruz/AM) detectou 35 amostras da Delta dentre 73 analisadas, evidenciando que a VOC corresponde a 47,94% do total de amostras processadas.

09/09/2021 – Fiocruz Rondônia identifica variante Delta no estado

Reportagem aborda identificação de primeiras sete amostras pertencentes à Variante Delta pela Fiocruz Rondônia. As amostras foram classificadas como pertencentes a esta VOC por um esforço conjunto de VIgilância Genômica entre o LACEN/RO, a Fiocruz Rondônia e o Instituto Leônidas e Maria Deane (Fiocruz/AM).

10/08/2021Fiocruz RO divulga novos resultados de sequenciamento genético do SARS-CoV-2

Reportagem destaca os resultados do sequenciamento do novo coronavírus realizado pela Fiocruz Rondônia, como parte das atividades da Rede Genômica Fiocruz. Segundo pesquisadores, a variante P.1 (Gama) segue com a maior prevalência no estado, e a variante B.617.2 (Delta) ainda não foi detectada nas amostras.

30/07/2021Fiocruz Ceará identifica variante delta no estado

Texto jornalístico divulga esforços de monitoramento genômico e sequenciamento desenvolvidos por pesquisadores da Rede Genômica Fiocruz atuando na Fiocruz Ceará, que chegaram à identificação da variante Delta (B.617.2) em amostras de pacientes com casos previamente confirmados por testes rápidos no estado.

28/06/2021Pesquisa sugere maior risco de reinfecção pela variante Delta

Matéria jornalística aborda publicação no periódico Cell de artigo elaborado com participação de pesquisadores da Rede Genômica Fiocruz, em projeto de cooperação internacional voltado a estudar as diferenças no espalhamento da variante B.617.2 (Delta).

27/05/2021Estudo analisa as ondas de Covid-19 no Amazonas

Matéria jornalística cobre publicação de pesquisadores da Rede Genômica Fiocruz na revista Nature Medicine, onde o cenário epidemiológico das ondas de contágio pelo SARS-CoV-2 no estado do Amazonas é descrito, com base em estudos de vigilância genômica.

25/05/2021 – Study Investigates COVID-19 reinfection mechanism

Versão em inglês voltada ao público internacional de reportagem sobre publicação recente de pesquisadores da Rede Genômica, investigando como alterações genéticas levam a mudanças na estrutura da proteína S, e os efeitos destas mudanças estruturais na capacidade dos anticorpos humanos de bloquear a entrada do vírus nas células.

20/05/2021Estudo Investiga Mecanismo da Reinfecção por COVID-19

Reportagem sobre publicação recente de pesquisadores da Rede Genômica, investigando como alterações genéticas levam a mudanças na estrutura da proteína S, e os efeitos destas mudanças estruturais na capacidade dos anticorpos humanos de bloquear a entrada do vírus nas células.

07/05/2021Fiocruz coordena estudo pioneiro sobre a infecção por SARS-CoV-2 em animais de estimação

Reportagem sobre artigo fruto de cooperação de pesquisa entre o Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas e o Instituto Oswaldo Cruz destaca a detecção de anticorpos e sintomas do novo coronavírus em cães e gatos domésticos em convívio direto com pacientes com Covid-19.

28/04/2021Pesquisa encontra anticorpos contra o novo coronavírus em animais

Pesquisadores do Instituto Oswaldo Cruz detectam anticorpos contra o SARS-CoV-2, causador da Covid-19, em um cão e um gato de rua da cidade do Rio de Janeiro, indicando infecção anterior pelo vírus nestes animais.

08/04/2021Novo método agiliza o monitoramento de variantes do novo coronavírus

Em publicação da Fiocruz Pernambuco (Instituto Aggeu Magalhães), pesquisadores propõem novo método baseado no sequenciamento de Sanger para testagem mais rápida e mais barata de amostras do novo coronavírus, permitindo a identificação e sequenciamento de mutações características das variantes descritas até o momento.

31/03/2021 –  Covid-19: Fiocruz Paraná identifica predominância da variante P.1 no estado

Matéria trata de resultados presentes em relatório nacional da Rede Genômica Fiocruz, baseados em 80 amostras de pacientes do estado do Paraná, que permitiram a pesquisadores da Fiocruz Paraná (Instituto Carlos Chagas) constatar a dominância da variante P.1 entre os casos de Covid-19 no estado.

23/03/2021 Rede Genômica Fiocruz detecta inéditas alterações na proteína Spike do vírus SARS-CoV-2 circulante no Brasil
Reportagem sobre o impacto de mutações que levam a alterações na glicoproteína Spike (proteína S) em cepas circulantes no Brasil alerta sobre o impacto na capacidade de escape da resposta imunológica.

17/03/2021 – AO VIVO | Variação genética do novo coronavírus é tema do Centro de Estudos
Centro de Estudos do Instituto Oswaldo Cruz recebeu especialistas da Rede Genômica que debateram sobre pesquisas e descobertas. Assista ao vídeo.

15/03/2021Nova variante do SARS-CoV-2 é identificada no Brasil
Reportagem descreve a identificação, filogenia e mutações de interesse da cepa N.9, variante pertencente à linhagem B.1.1.33

11/03/2021Um ano de pandemia: o trabalho incansável em prol da vida
Em entrevista, a pesquisadora Marilda Siqueira, coordenadora do Laboratório de Vírus Respiratórios e do Sarampo do Instituto Oswaldo Cruz, referência no estudo do novo coronavírus nas Américas, relata o intenso trabalho de enfrentamento à pandemia em diversas frentes, da pesquisa à capacitação de equipes médicas.

08/03/2021 Covid-19: pesquisador fala sobre reinfecção e o surgimento de mutações no vírus Sars-CoV-2
Em entrevista, o pesquisador Felipe Gomes Naveca, vice-diretor de pesquisa do Instituto Leônidas e Maria Deane (Fiocruz Amazônia) apresenta resultados de pesquisas conduzidas pela Rede Genômica Fiocruz voltados para o entendimento do papel de mutações na reinfecção pelo novo coronavírus.

05/03/2021Variantes do Coronavírus e a rede Genoma da Fiocruz

Sessão Científica apresentada pelo pesquisador da Fiocruz Bahia, Tiago Gräf, apresentou os trabalhos da Rede Genômica e o estudo do genoma das variantes do SARS-CoV-2.

04/03/2021Fiocruz detecta mutação associada a variantes de preocupação no país

Comunicado técnico publicado pela Fiocruz aborda a capacidade de detectar uma mutação em comum entre três variantes de preocupação que circulam no Brasil (P.1, B.1.1.7 e B.1.351) através do protocolo de RT-PCR desenvolvido por pesquisadores da Fundação, traçando também um mapa da distribuição desta mutação de interesse.

03/03/2021 –  Boletim Ciência – Teste de variantes do novo coronavírus

Edição do programa jornalístico Boletim Ciência, produzido pelo Canal Saúde (emissora de televisão do Sistema Único de Saúde com sede na Fundação Oswaldo Cruz) entrevista o pesquisador Felipe Gomes Naveca, vice-diretor de pesquisa da Fiocruz Amazônia a respeito do desenvolvimento de protocolo para detecção de linhagens do novo coronavírus.

02/03/2021Em meio a aumento de casos de Covid-19, parceria entre Fiocruz RO e Lacen é intensificada – Fiocruz Rondônia

Reportagem aborda a colaboração entre o Laboratório Central de Saúde Pública de Rondônia e a Fiocruz Rondônia para monitoramento do novo coronavírus SARS-CoV-2 durante a escalada de casos no estado.

26/02/2021Em Pauta na Saúde (26/02/2021) – Fundação Oswaldo Cruz

Edição do programa jornalístico Saúde em Pauta, produzido pelo Canal Saúde (emissora televisiva do Sistema Único de Saúde, com sede na Fiocruz) conversa com o pesquisador Felipe Gomes Naveca, vice-diretor de pesquisa da Fiocruz Amazônia sobre protocolo desenvolvido pela instituição para classificação de amostras do novo coronavírus em linhagens.

24/02/2021 –  Fiocruz Amazônia anuncia nova ferramenta para a detecção rápida das variantes de preocupação do SARS-CoV-2 – ILMD

Reportagem ressalta a importância do desenvolvimento de um novo protocolo de RT-PCR voltado à classificação em linhagens de amostras do novo coronavírus pela Fiocruz Amazônia (Instituto Leônidas e Maria Deane).

12/02/2021Entendendo a dispersão do novo coronavírus

Grupos de pesquisa de todas as unidades da Fiocruz integram uma rede focada no monitoramento genômico do novo coronavírus SARS-CoV-2, com ações de sequenciamento e análise do genoma de linhagens circulando em todo o Brasil.

10/02/2021Estudo de análise genômica do SARS-CoV-2 em RO identifica novas linhagens do vírus já descritas em outras localidades – Fiocruz Rondônia

Estudo produzido por pesquisadores da Rede Genômica Fiocruz evidencia a presença de três novas linhagens (B.1.1.33, B.1.1.28 e a variante P.2). Na reportagem, a pesquisadora Deusilene Vilena fala a respeito do risco de mutações presentes em algumas destas amostras, reforçando a importância de reduzir o contágio para prevenir novas alterações no vvírus

05/02/2021 Fiocruz Amazônia alerta para o possível risco de maior transmissibilidade viral das novas variantes do SARS-CoV-2 – ILMD

Nota técnica produzida pela Fiocruz Amazônia (ILMD) reúne dados da análise de 114 genomas completos de SARS-CoV-2 circulantes no Amazonas, elucidando melhor a evolução da linhagem B.1.1.28 no estado e o surgimento da variante P.1.

29/01/2021 Fiocruz Amazônia publica nota técnica sobre o SARS-CoV-2 e a nova variante que circula no AM – ILMD

Nota técnica produzida em parceria entre a Fundação de Vigilância em Saúde do Estado do Amazonas e o Instituto Leônidas e Maria Deane (Fiocruz Amazônia) aborda a dinâmica epidemiológica do SARS-CoV-2 no estado, detalhando as 18 linhagens que circulam entre a população amazonense.

25/01/2021Fiocruz Amazônia publica quarta nota técnica sobre situação epidemiológica do AM – ILMD

Nota técnica produzida pela Fiocruz Amazônia em parceria com o Observatório Fiocruz Covid 19 apresenta dados epidemiológicos e filogeográficos da pandemia do novo coronavírus no estado do Amazonas, trazendo ainda informações sobre a vacinação na região.

20/01/2021Fiocruz Amazônia confirma reinfecção por nova variante do SARS-CoV-2 – ILMD

Reportagem aborda o relato da primeira reinfecção causada por uma nova variante do SARS-CoV-2, a cepa P.1, detectada por pesquisadores da Fiocruz Amazônia.

19/01/2021Fiocruz na Pandemia – Laboratório de Vírus Respiratório e Sarampo do IOC

Vídeo produzido pelo projeto Fiocruz na Pandemia aborda a atuação do Laboratório de Vírus Respiratórios e do Sarampo do Instituto Oswaldo Cruz no estudo e combate à pandemia do novo coronavírus, com entrevista à coordenadora do grupo de pesquisa, Marilda Siqueira. Assista ao Vídeo.

15/01/2021Fiocruz publica Nota Técnica sobre nova variante do Sars-CoV-2 no Amazonas – ILMD

Em Nota Técnica publicada no dia 12 de janeiro, pesquisadores da Rede Genômica Fiocruz descrevem a filogenia de linhagens do SARS-CoV-2 circulantes no Amazonas que contêm as mutações E484K e N501Y da proteína S.

14/01/2021Estudo identifica nova variante do coronavírus no país

Reportagem descreve a identificação de uma nova cepa da linhagem B.1.1.28 contendo três alterações na glicoproteina Spike, a cepa posteriormente denominada variante P.1.

14/12/2020 Descoberta genética da Covid-19 no Amazonas é destaque na 6ª edição da Fiocruz Amazônia Revista – ILMD

Revista de divulgação científica da Fiocruz Amazônia publica edição com foco nas pesquisas e ações de monitoramento do novo coronavírus no estado do Amazonas e destaque para o sequenciamento do genoma viral.

10/12/2020Instituto Oswaldo Cruz confirma primeiro caso de reinfecção pelo novo coronavírus do país

Primeira reinfecção causada pelo SARS-CoV-2 é confirmada, através de sequenciamento do genoma realizado por um dos grupos integrantes da Rede Genômica Fiocruz.

08/12/2020Plataforma de diagnóstico de Covid-19 – enfrentando a pandemia na Bahia

Em sessão científica realizada em vídeo, a vice-diretora de pesquisa da Fiocruz Bahia Camila Indiani apresenta os trabalhos de monitoramento do novo coronavírus desenvolvidos pela unidade em parceria com o Lacen. Assista o vídeo.

16/11/2020 Estudo aponta que 8 linhagens do novo coronavírus foram introduzidas no Amazonas – ILMD

Reportagem aborda o estudo, conduzido por pesquisadores da Fiocruz Amazônia, que constatou a presença de 8 linhagens distintas do novo coronavírus circulantes no estado do Amazonas, que indicam pelo menos 8 eventos de introdução do vírus no estado desde o início da pandemia.

06/11/2020 Pesquisadores da Fiocruz Mato Grosso do Sul identificam duas linhagens do novo coronavírus circulando em Corumbá (MS)

Reportagem aborda a identificação de duas linhagens do SARS-CoV-2 circulantes na cidade de Corumbá (MS), realizada a partir do sequenciamento e análise do genoma de amostras colhidas na cidade.